Cidades

Dia de verão em pleno inverno

Maricaenses aproveitam dia de sol forte. Foto: Alex Oliveira

O inverno ainda não acabou, mas o calor que fez nesta quinta-feira (12) já revela ao carioca o que esperar do verão. Em Maricá os termômetros marcaram 40 graus, mas a sensação era muito mais.  O céu claro e sem nuvens fez com que a população aproveitasse as praias da cidade.

A manicure,  Josélia da Silva, aproveitou para se bronzear com o sol forte na praia do Recanto, em Itaipuaçu, com a família.

"O sol está ótimo, até parece verão, estou aproveitando para por o bronze em dia. Estou curtindo  meu dia de folga pegando esse solzão. Depois que começaram as obras do quebra-mar, o Recanto ficou maravilhoso, podemos curtir a praia sem preocupação, até as ondas diminuíram", disse.

Especialista  em Meteorologia pela Universidade Federal Fluminense (UFF) , o professor Marcio Cataldi, esclarece que o aumento da temperatura acontece devido a proximidade de uma frente fria.

"O calor, em pleno inverno, acima do normal, antecede uma frente fria. O ar esquenta, o que provoca um forte calor, como foi o caso de hoje. Estamos recebendo uma frente fria pré-frontal que vem se aproximando rapidamente, fazendo com que o clima já mude a partir de amanhã", explicou.

Sensação acima dos 40 graus

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a temperatura em Maricá chegou aos 40 graus e a umidade relativa do ar variou entre 50% e 90%, provocando sensação térmica de 43 graus.

Para enfrentar sensação térmica tão alta, diversos fatores precisam estar associados.

"Para que um calor de 40 graus possa ser mais tolerável, a umidade do ar precisa ficar entre 20% e os 30%, o que facilita suar e assim dissipar calor", revela o professor Cataldi.

Niterói

Nesta quinta, os termômetros marcaram os 35º graus em Niterói. Foto: Ezequiel Manhães

Em Niterói, o aumento gradativo das temperaturas já faz diferença para as vendas do jornaleiro Alexandro Lima Gomes, que possui uma banca na Avenida Ernani do Amaral Peixoto, no Centro.

"Nos últimos dias já notei uma diferença de até 80% nas vendas das bebidas. Eu já até coloquei mais produtos no freezer do picolé para dar maior vazão. Desde o início desta semana eu estou vendendo bem mais", comentou.

O vendedor de água de coco, Jair Ribeiro, trabalha na Região Central de Niterói há 22 anos e também disse que com o calor as suas vendas sempre melhoram.

"Já dá pra ter um gostinho de como vai ser dezembro, que é quando o verão chega mesmo", comentou.

Previsão do Tempo

Diferente dos últimos dias, nesta sexta-feira (13), as temperaturas devem diminuir drasticamente variando entre 21° e 30° e os índices de umidade do ar podem chegar a 90%, em Maricá, segundo o instituto Nacional de Meteorologia (INMET).

< Gonçalense perde e agoniza na Taça Corcovado Quatro mortos em operação na Zona Norte de Niterói <